Guia de Hotéis em Gramado
Palavra:
Cidade:

busca  Ver lista de todos Hotéis


Guia de Pousadas em Gramado
Palavra:
Cidade:

bullet  Ver lista de todas Pousadas


 Pagina de Promocoes e Descontos
Home - Principal Guia de GRAMADO Fotos Sites Mapas e Dicas  »  Dicas e Informações

RSSCategorias

Menu

RSSCategorias + Vistas

RSS+ Novas Páginas


Procurar
Palavra Chave
Escolher Categoria (opcional)

Veja os Detalhes Abaixo no Guia

Festival de Cinema 2013 de Gramado RS

  • 3.5 Estrelas.

Festival de Cinema 2013 de Gramado RS
Compartilhe na rede social:
 

Telefone para contato direto (51) 3235 1776
E-mail para contato direto via formulrio E-mail @
Link para o site oficial Link para Website

Endereço:



Descrição:

41º Festival de Cinema de Gramado será realizado em  Agosto de 2013 no Palácio dos Festivais em frente a "Rua Coberta" bem no centro de Gramado.


Festival de Gramado é um festival de cinema do Brasil, realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais na cidade gaúcha de Gramado. Desde sua 20a edição (1992), inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina - donde sua designação oficial, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino". Foi, na década de 1980, o mais importante festival de cinema do Brasil.

Oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC) em janeiro de 1973, o Festival do Cinema Brasileiro de Gramado teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante a Festa das Hortênsias, entre 1969 e 1971. O entusiasmo da comunidade artística nacional, da imprensa, dos turistas e dos gramadenses fez com que todos se engajassem num movimento com o objetivo de transformar a iniciativa num evento de caráter oficial. Foi assim que a Prefeitura Municipal de Gramado, a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Funarte e as secretarias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado saíram em defesa da idéia e a tornaram realidade.

O 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, passando a realizar-se todos os anos - primeiramente no verão, depois no outono e, a partir dos anos 90, no mês de agosto. As primeiras edições foram marcadas pelo sensacionalismo, a nudez e a crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha. Paralelamente, a disputa pelo Kikito - o Deus da Alegria - animava os debates, criava polêmicas e transformava a criação cinematográfica nacional no único assunto de artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e público em geral. O festival firmou-se em tempos políticos duros - os anos 70 - driblando a censura e provando que era possível subverter o cotidiano difícil através da arte.

Desde essa época Gramado transformou-se num palco que traduz as glórias e crises do cinema nacional. A partir dos anos 80, com o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos espaços do festival, o evento conquistou naturalmente o título de um dos maiores do gênero no país. Reunindo um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema, criação, sonhos e possibilidades de fazer sempre mais e com qualidade, o festival é hoje um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.

Kikito » A  Estatueta que Premia o Festival de Cinema de Gramado RS
O Kikito é o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Este nome foi atribuído por Elisabeth Rosenfeld, artesã da cidade de Gramado, e responsável pela criação da estatueta com que são laureados os vencedores.

Inicialmente, o Kikito era o símbolo da cidade e, mais tarde, tornou-se o troféu do festival. O Kikito é uma figura risonha, um "deus do bom-humor", com 33 centímetros de altura.

Apesar de muitas vezes referido erroneamente como "Kikito de Ouro", numa confusão com prêmios de outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro de Veneza, o Kikito até 1989 era confeccionado com madeira imbuia pelo artesão gramadense "Xixo" e atualmente é fabricado em bronze.


Festas e Shows
Junto a programação do Festival de Cinema serão realizadas diversas festas baladas e shows nos bares e boates de Gramado RS.
Guia completo de Bares e Boates de Gramado




Kikito Estatueta do Festival de Cinema

Kikito Estatueta do Festival de Cinema

Vista frontal do Palácio dos Festivais em Gramado



Mapa de Localização:

Telefone para contato direto (51) 3235 1776 E-mail para contato direto via formulário E-mail @ Link para o site oficial Link para Website



Outras Categorias:


 
 

Destaque Promoções

  • Kukos Relógios Cucos
    Os famosos Relógios Cuco e os Tradicionais Carrilhões importadora diretamente

  • Hotel Gramado
    Pacote promocional de hotel em Gramado RS para as férias na baixa temporada.

  • Café Colonial em Gramado
    Típico Café Colonial servido em Gramado RS num ambiente rústico em sua

  • Bill Bar Gramado
    O lugar da noite em Gramado. Com capacidade para 1.400 pessoas, o Bill Bar conta

  • Cantina Pastasciutta Gramado
    A melhor cantina em Gramado com a saborosa gastronomia italiana. Ambiente

  • Gramado Fondue de Queijo
    O restaurante Carlito's oferece uma ótima variedade em seu cardápio a la

  • Rodízio de Pizzas
    A pizzaria Toca da Bruxa localizada em Gramado se destaca entre as pizzarias por

  • Gramado Natal Luz
    Dicas e Informações sobre os shows a programação 2015 e 2016 Veja fotos e

  • Alpen Park
    Parque temático com trenó, Cinema 4D, quadriciclo, tirolesa, rapel, bungee

  • Cervejarias de Gramado
    Conheça as 3 cervejarias artesanais de Gramado RS. Cervejas de baia

Compartilhe essa página na rede social: